segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tornados de fogo

.




Tornados filmados durante incêndio em Alice Springs, na Austrália, transformaram-se em objeto do desejo do verdista Al Gore. A equipe que produziu o vídeo foi contactada para vender o seu direito de uso. Não contavam com a resposta do produtor Chris Tangey.

A primeira tentativa foi direta e recebeu um não rotundo:

“Estou ciente que você pode ter esquecido o relato sobre a natureza localizada desta tempestade. No entanto, de qualquer modo, estou confuso com a sua oferta para comprar a licença e usar, a menos que você tenha conduzido pesquisas mesmo elementares para indicar que este evento teve ligação direta com o aquecimento global/alterações climáticas.”

O ex-vice-presidente americano não aceitou a negativa. Fez nova tentativa. Desta vez através de um freelancer...

“Oi Chris!

Não tenho certeza se é o mesmo Chris que filmou o tornado de fogo? Mas estou curioso para saber se a Televisão Alice Springs ainda controla os direitos para o filme?

Eu sou um produtor trabalhando em algumas peças documentais para uma organização sem fins lucrativos fazer uma transmissão de internet, e queria saber sobre o licenciamento de algumas das imagens? 

Muito obrigado por sua ajuda e tempo!

A resposta:

Eu não quero desrespeitar, mas tenho que dizer que a sua organização tem alguns sérios problemas de comunicação interna.

Na pior das hipóteses o Sr. Gore está agora solicitando essas imagens "pela porta de trás", e eu noto em seu e-mail que você omitiu completamente mencionar o Sr. Gore ou as intenções específicas que você tem para seu uso.

Como eu tenho certeza que você está ciente que já recusei um pedido para este filme, para o seu fundador e presidente, dizendo que não há provas para apoiar o uso proposto.

Este intenso, mas incrivelmente localizada evento, não tem absolutamente nenhuma relação com as alterações climáticas / aquecimento global. Na verdade a partir da consultoria especializada que recebi acredito que a prova é o contrário.

Ficarei feliz se provarem que estou errado, mas isto parece altamente improvável.

Em qualquer caso, mesmo que "a mão esquerda não saiba o que a direita está fazendo" na organização de Gore, voltarei a perguntar: Por quê solicitam este filme se vocês não têm provas concretas para provar que este evento foi causado por, ou foi de alguma forma atribuível, a mudança climática global ou mesmo regional?

Se um projeto é ousado o suficiente para chamar-se "A realidade do Clima", então seria razoável esperar uma grande dose de verdade e realidade ligado a ele.


(...)

Devo dizer que este episódio continuando prejudicou meu ponto de vista sobre aqueles que promovem as mudanças climáticas como antropogênicas, e agora estou vendo todos os programas sobre ela com um olhar mais cético.

(...)

Atenciosamente

Chris Tangey

A realidade climática do Al Gore é o que ele e apenas ele diz ser real. Exploração de imagens extremas sem nenhuma base científica. Agitação e propaganda para fins políticos e econômicos.