segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Num mundo aquecido neve na primavera não é notícia

Nova Gales do Sul nesta primavera

Qualquer onda de calor é manchete na mídia. Basta um ou dois graus acima da média para os arautos do aquecimento global antropogênico agitarem-se. Caso a temperatura atinja 5 graus é um Deus nos acuda, e se forem 11 o quê dirão?

Neste final de semana foi o que ocorreu em Nova Gales do Sul, na Austrália. A temperatura média caiu 11 graus para a época do ano, isto não ocorria neste mês desde 1967. Nevascas de primavera cobriram grandes regiões. Para os moradores não foi uma grande surpresa. Pela segunda vez em quatro anos um outubro branco.

Do outro lado do mundo o outono com cara de inverno em algumas regiões dos EUA. Foram registradas em 137 locais calor acima da média. Contra 857 com baixas temperaturas, dois quais 345 foram recordes para o período. Com precipitações de neve em pelo menos 12 locais de planícies.

Temperaturas recordes registrada na semana de 08 a 14 de outubro de 2012


Caso ocorra neste ano um inverno rigoroso no hemisfério norte a culpa será do excessivo degelo do verão no Ártico. Porque isto altera as correntes atmosféricas e etc e tal. Mas aqui no sul o gelo está na sua maior extensão já registrada. Pólos trocados efeitos opostos?

Nevascas em outubro

Neve em Nova Gales do Sul

Temperaturas recordes em outubro